23.7.12

Cuidados Com a Pele | Hidratação


O inverno chegou e os cuidados com a pele devem ser redobrados. A maioria dos brasileiros possui pele oleosa e mista, e pensa que não é necessário hidratá-la. Engano total. Uma pele bem hidratada é questão fundamental para a saúde. Por isso, saiba como identificar se a sua precisa de cuidados.

Oleosas: “As peles oleosas também ficam ressecadas. Em alguns casos, podem perder o brilho comumente produzido pelo excesso de oleosidade, ou até mesmo apresentar ardência e vermelhidão em certas regiões do rosto - em especial a zona T”. Para quem se identificou com este diagnóstico é recomendado hidratar a pele enquanto senti-la com esse aspecto. Assim que verificar uma melhora, interrompa a aplicação para evitar espinhas e cravos. Para quem vive em regiões mais úmidas ou de altas temperaturas o ano todo, uma boa opção é alternar os dias de hidratação.

Mistas: Os indícios de uma pele desidratada se apresentam nas linhas de expressão em evidência e a região do nariz mais sensível e repuxando. "Hidrate todo o rosto com produtos em forma de sérum ou gel (caso prefira algo mais leve) ou com cremes em casos mais extremos até sentir que haja um equilíbrio".

Secas: “Tanto no inverno, quanto no verão esse tipo de pele pode sofrer descamação e ficar com um aspecto mais ríspido, consequentemente sem viço e com uma aparência envelhecida”. Não resta outra saída senão os cremes. Mas atenção: atente aos rótulos e procure principalmente os que tem colágeno e elastina em sua composição.

Outra dica para manter-se hidratada sem se besuntar de cremes após o banho é aplicar ainda com a pele úmida um óleo de amêndoas doces. Além de hidratar e dar emoliência a pele, é suavizante e anti-inflamatório.

[As dicas são da dermatologista Karla Assed para o site Chic]

Importante também lembrar que, uma pele bem cuidada e tratada ajuda a valorizar ainda mais uma maquiagem bem feita!